terça-feira, 18 de outubro de 2011

Onde está a humilhação?




Não são poucas as pessoas que dizem se incomodar com o fato de empregadas domésticas, principalmente as babás, usarem uniforme, ainda mais em ambientes públicos. Dizem que isso é algo desnecessário e que só é feito para expor a hierarquia entre patrão/empregado, também afirmam que essa atitude torna-se uma humilhação a pessoa que está em um ambiente onde todas as outras estão em seu horário de lazer e obviamente vestidas com suas roupas pessoais para a devida ocasião. Porém não é bem assim, já que nesses ambientes, como um shopping, também há empregados e na maioria das vezes esses empregados também estão fardados, o que não se torna de forma alguma uma humilhação.
Deve-se lembrar que o uso do uniforme não é exigido apenas pela pessoa ser subordinada, mas também, para que não haja uma situação incomoda de o funcionário usar alguma roupa inadequada, e no caso das babás que lidam com crianças, o uso do uniforme é indispensável, já que a possibilidade dele ser sujo é evidentmente máxima. Lembro de um situação em que eu estava em um voo e havia ao meu lado uma babá com roupas pessoas cuidando de um bebê, ela estava com uma blusa costas nuas e um short com uma numeração menor com a que deveria ser usado, já sendo isso algo bem inadequado, em meio tempo o bebê (de no máximo 1 ano), puxou o soutien da babá e quase transformou a situação em um grande transtorno.
Vale lembrar que o uso de uniforme não é uma exigência apenas para empregados de "baixa hierarquia", já que , por exemplo, membros do Supremo Tribunal Federal brasileiro, a mais alta instância do Poder Judiciário Brasileiro; também são obrigados a usar uniforme.
Sendo assim, acho que o uso de uniforme por empregadas domésticas não deve ser visto como desnecessário, até porque ter um emprego digno deve ser algo de muito orgulho para qualquer cidadão.


Sofia Antonácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário